Conteúdo Principal do Site

Origem dos Azulejos

História e rusticidade das primeiras peças

Compartilhe:
Origem dos Azulejos

A palavra azulejo tem origem árabe (az-zulaich), significa a peça cerâmica vitrificada e/ou esmaltada usada para revestir paredes.

Fonte: Reprodução

Ao contrário do que as pessoas pensam, a origem das técnicas de corte e fabricação de azulejo não teve seu início em Portugal, mas sim no oriente. Nos séculos XV e XVI foram feitas as primeiras as primeiras aplicações do material para ornamentação da arquitetura exterior, principalmente em palácios e templos religiosos, com o azulejo, que contribuiam com cores e desenhos até então nunca vistos antes.

Fonte: Reprodução

O azulejo se tornou um elemento de construção e adorno, utilizado em muitos locais, como Países Baixos, Itália e até mesmo a Inglaterra, usando as mais variadas temáticas, como religião, cenas mitológicas, desenhos geométricos e vegetalistas, mas foi em Portugal que assumiu uma posição de destaque, dentro do universo artístico e também na produção em escala.

Fonte: Reprodução

Existem algumas técnicas de produção como:

Azulejo mudéjar

Fonte: Reprodução

Alicatado

Fonte: Reprodução

Corda seca

Fonte: Reprodução

Aresta ou Cuenca

Fonte: Reprodução

Majólica

Fonte: Reprodução

Para preservá-la e estudá-la, foi criado o Museu Nacional do Azulejo e embora algumas das técnicas sejam importadas, o azulejo é considerado hoje uma das produções mais originais da cultura portuguesa.