Conteúdo Principal do Site

O que faz um Arquiteto?

Funções e deveres da Arquitetura

Compartilhe:
O que faz um Arquiteto?

O arquiteto é um profissional multidisciplinar, capaz de atuar em várias áreas asseguradas pela Lei Federal 12.378 de 31/12/2010.

 

Projetar, planejar e construir edificações, e ainda, planejar os espaços urbanos e regionais são as mais conhecidas e difundidas atribuições de um arquiteto-urbanista.

 

Entretanto, a sua diversidade de atuação possibilita atuar em uma área muito mais ampla. Sendo assim, compete ao arquiteto-urbanista, sob o ponto de vista legal, todas as atividades referentes a projetos de edificação, arquitetura paisagística, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Em parceria com o engenheiro civil, o arquiteto acompanha o andamento de construções e gerencia custos e mão-de-obra. Na área de urbanismo, o profissional atua na orientação do crescimento de cidades e em projetos de habitação, de transportes e de saneamento. Não somente a funcionalidade, mas o conforto também é foco das atividades do arquiteto-urbanista, que pode planejar as condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

foto2

 

O foco da Arquitetura e Urbanismo é harmonizar os conceitos de praticidade, conforto, funcionalidade, racionalidade e de estética no uso dos espaços habitados pelo homem.

 

Para tanto, os arquitetos recebem uma formação multidisciplinar, com disciplinas de caráter artístico (como História da Arte), e de caráter tecnológico (como Teoria das Estruturas). No Curso, o aluno tem aulas práticas e teóricas sobre Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico, Tecnologia da Construção, Organização dos Espaços Naturais e Construídos e Elementos de Programação Visual. Dentre as principais especializações que este profissional pode seguir estão o Paisagismo ou Arquitetura Paisagística (planejamento de espaços livres); o Urbanismo (projeto e planejamento de cidades) e a Arquitetura de Interiores.

 

foto1

 

Como lida com a técnica e a criatividade, o arquiteto-urbanista pode atuar em vários setores do mercado de trabalho: em escritórios de projetos de edificação, de planejamento urbano, de paisagismo, restauração de prédios históricos, de design de interiores e de móveis; na indústria da construção civil; em empresas construtoras; em assessorias técnicas; em órgãos que atuam em vistoria e perícia de obras, fiscalização urbana e no patrimônio edificado. Este profissional também pode optar por desenvolver atividades em empresas de publicidade e editoras, através da comunicação gráfica, ou como profissional liberal (que atua por conta própria, autônomo), exercendo trabalhos de design de interiores (projetando ambientes fechados). Há ainda as atividades de pesquisa e docência em universidades onde é possível desenvolver conhecimento acerca de novos métodos e tecnologias, análises de viabilidade técnico-econômica, além de assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas.


Fonte: http://www.arquitetura.ufc.br/a-profissao/