Mondrian
A relação entre arte, moda e arquitetura que inspira criações!
Moda e arquitetura têm uma relação intrínseca! Seja por conta de sua estrutura, proporção, equilíbrio, contraste, ritmo e harmonia. A famosa estilista Chanel disse uma vez: “Moda é arquitetura: uma questão de proporção.”
Pieter Cornelis Mondrian, ou somente Mondrian, é um dos mais importantes pintores modernistas holandeses.
Ele fundou a corrente artística conhecida como Neoplasticismo.
O estilo de Mondrian é caracterizado por suas obras abstratas geométricas, trabalhadas com formatos retangulares e cores primárias (branco, preto, amarelo, azul e vermelho).
As formas de sua pintura, influenciam estilistas e arquitetos até hoje. A primeira referência de Mondrian na moda aconteceu em 1965, quando Yves Saint Laurent fez o vestido jersey, inspirado no quadro Composição A, foi um sucesso!
Depois disso, várias marcas investiram nas estampas, como Moschino e até a Nike.
Na arquitetura, o trabalho de Mondrian está sempre presente, com o uso das cores primárias ou simplesmente com os requadros pretos.
Nos últimos anos, a parceria entre estilistas e arquitetos vem acontecendo intensamente.
Grandes estilistas estão desenhando móveis, como o Giorgio Armani, que fez o Armani Casa, Giani Versace e Christian Lacroix.
O inverso também acontece, alguns arquitetos tem se aventurado no mundo da moda, Gaetano Pesce assinou uma coleção para a Melissa, a famosa arquiteta Zaha Hadid também assinou uma coleção de calçados para uma grife brasileira.