Conteúdo Principal do Site

Economia em Foco

Iluminação e ventilação naturais

Compartilhe:
Economia em Foco

Quem não gosta de ter a luz do sol e uma brisa fresca entrando em casa!? Além de trazer conforto e bem estar, a iluminação e a ventilação naturais contribuem para redução do consumo de energia na edificação. Usar estes recursos é o conceito da bioarquitetura que pretende equilibrar as relações entre o meio artificial com o meio natural.

1

Fonte: Reprodução

Para ventilar bem o espaço as posições de portas e janelas tem papel fundamental. As aberturas que estiverem na direção do vento predominante farão com que a ventilação seja muito mais eficiente. A circulação cruzada acontece quando o ar entra por um lado do ambiente e sai por uma outra abertura em posição oposta. Conseguimos perceber a ventilação cruzada facilmente porque ela forma uma corrente de ar constante.

2

Fonte: Reprodução

Para uma edificação ser energeticamente eficiente a iluminação natural deve permitir a redução do periodo de uso da artificial. No entanto, grandes aberturas podem aumentar o calor com a entrada excessiva de radiação solar principalmente no nosso clima tropical. Na fase de projeto é preciso que um planejamento seja feito neste sentido, por isso não abra mão do conhecimento que o arquiteto tem para realizar este trabalho. O seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Por Jessica Marques