Cinco prédios brasileiros vencem prêmio internacional de arquitetura
Foram escolhidos entre 200 concorrentes
O Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP), prêmio de arquitetura que tem como objetivo escolher os prédios de maior relevância das Américas (do Norte, Central e do Sul), divulgou no final de maio, os vencedores do biênio 2018/2019.
O prêmio é promovido pelo Illinois Institute of Technology (IIT) e seu júri é composto por cinco especialistas em arquitetura e urbanismo, de quatro países diferentes: Estados Unidos, México, Chile e Reino Unido.
De um total de 200 inscritos, 31 foram selecionados, sendo 5 do Brasil.
Os 5 selecionados são:
Sesc 24 de Maio, Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos
Localizado no centro de São Paulo, no edifício sede da antiga Mesbla, o conjunto complexo de instalações de recreação e serviços, foi projetado para conversar com o bairro. Em seus 14 andares, divididos entre teatro, praça, administração, restaurante, convivência, bloco cultural, bloco esportivo e bloco piscina o prédio possui atividade intensa.
Estações da Linha 2 – CCR Metrô Bahia, JBMC Arquitetura e Urbanismo
Localizada em Salvador, Bahia, a linha 2 do metrô, possibilita a ligação entre o centro econômico e o Aeroporto Internacional. O projeto é evidenciado pelos 11 arcos de 23 metros de vão, que preservam a ventilação e iluminação natural, com suas telhas metálicas autoportantes, formando uma sequência de sheds abobadados.
Instituto Moreira Salles, Andrade Morettin Arquitetos
Localizado na Av. Paulista em São Paulo, o edifício é dedicado a abrigar um museu e expor o acervo artístico e fotográfico do IMS. O projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos venceu o concurso do qual participaram outros cinco escritórios brasileiros para a construção do edifício.
Casa 239, UNA Arquitetos
Localizada em São Paulo, a casa abraça uma jabuticabeira de cinco décadas, no centro do lote. Forma-se aí um pequeno pátio para onde se voltam quase todos os ambientes, varanda, sala de estar, jantar, cozinha, sala de estudos e um dormitório. Para desfrutar da paisagem, junto com as vistas da cidade, há uma piscina e um terraço que ocupam toda a cobertura.
Huma Klabin, UNA Arquitetos
Localizado em São Paulo, na Vila Mariana, o prédio residencial possui 2 torres, com 12 pavimentos, possui um projeto que partiu de uma estrutura capaz de alternar as direções de abertura dos apartamentos, garantindo as melhores orientações para todos: vistas, aeração e insolação.