Conteúdo Principal do Site

Minimalismo

Conheça um pouco mais sobre esse estilo

Compartilhe:
Minimalismo

O estilo minimalista surgiu entre os anos 70 e 80 e atualmente virou tendência para o design, decoração, arquitetura e até para estilo de vida. Esse estilo tem como característica o total white, vários tons de branco tanto no interior quanto no exterior da obra, é a cor predominante. Também possui uma geometria rigorosa no desenho da arquitetura e no design de interiores. O minimalismo surgiu de uma série de movimentos artísticos e culturais no início do século XX, e os designers aderiram ao estilo por volta de 1980. Sua principal influência veio da cultura japonesa e essa tendência veio contra a variação formal e cromática dos movimentos artísticos anteriores.

Em 1963 o artista plástico criou o cubo que virou um ícone formal do minimalismo. As esculturas e obras de arte marcaram o estilo que até os tempos atuais são bem-vindos.

Donald Judd – 1963 

3-judd-donald

Fonte: Reprodução

O minimalismo evita o excesso. A forma segue a função e os ambientes são o mais clean e funcionais possíveis, o mobiliário e os equipamentos são somente o essencial. A luz natural é permitida e trabalhada com elementos construtivos, enfatizando a forma. O uso da madeira é permitido e contrasta com a placidez do ambiente.

Cadeira minimalista Hans Wegner – 1950

2

Fonte: Reprodução

Interior minimalista anos 2000 

1

Fonte: Reprodução

 

Por Jessica Marques