Conteúdo Principal do Site

Diversidade nas bancadas

Materiais para bancadas

Compartilhe:
Diversidade nas bancadas

As bancadas são importantes apoios nos ambientes, ajudando na funcionalidade, organização e composição na decoração. Uma das tarefas mais importantes é a escolha do material adequado para a bancada de acordo com o tipo de ambiente e uso. Cozinhas e churrasqueiras exigem maior atenção na escolha do material. Já banheiros e lavabos, pode-se usar praticamente todas as opções disponíveis no mercado. Por isso, analise as informações abaixo e escolha o material mais adequado para sua bancada.

Aço: O aço inox é um material resistente, de fácil limpeza e baixíssima porosidade. Conserva o brilho, não absorve odores, manchas ou germes. Necessita de limpeza frequente, pois mancha facilmente com as impressões digitais. Apesar de mais caro é forte tendência das cozinhas contemporâneas.

Quartzo: Possui alta resistência a manchas e impactos, sendo de fácil manutenção. Oferece grande variedade de cores e sua superfície apresenta aspecto homogêneo e liso, proporcionando uma vasta aplicação. Nas cores vibrantes, quando expostas a luz intensa e/ou radiação solar, podem apresentar um desbotamento.

Fonte: Reprodução

Corian: Desenvolvido pela Dupont, é um material composto por resina acrílica e pedras minerais, com alta resistência a impactos e riscos. O material apresenta diversas cores e pode ser modelado em diferentes formas e acabamentos, garantindo liberdade de projeto. Não é indicado colocar objetos de alta temperatura sobre sua superfície, podendo causar rachaduras.

Fonte: Reprodução

Vidro: É um material que possui baixa porosidade, não mancha e de fácil limpeza. É resistente a ácidos e alcalinos. Apresenta as mais diversas opções de acabamento, como: transparente, jateado, leitoso ou serigrafado nas mais variadas cores entre outras opções.

Fonte: Reprodução

Porcelanato: A bancada de porcelanato possui baixa porosidade. Sua aparência é contemporânea e de fácil manutenção.

Madeira: Deve ser maciça, ter aplicação de impermeabilizante e exige manutenção constante.

Fonte: Reprodução

Granito: O granito é uma pedra natural duradoura e resistente ao calor e as manchas. Possui diversas cores e é mais dura que o mármore. Exige cuidados, pois pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos.

Fonte: Reprodução

Mármore: O mármore é um material natural e menos duradouro que o granito. É sensível a manchas e facilmente atacado por ácidos, portanto é importante receber uma impermeabilização. Tem a capacidade de manter a temperatura fria, resistente ao calor e traz muita elegância e charme para o ambiente.

Fonte: Reprodução

Concreto: Bancadas de concreto são muito duráveis, altamente resistentes a danos e quando seladas não são porosas.  Podem ser coloridas com pigmentação e feitas sob medida. Precisam ser impermeabilizadas com regularidade para manter-se bonitas e são resistentes ao calor. Podem ser utilizadas em banheiros e áreas internas.

Fonte: Reprodução