Conteúdo Principal do Site

Ventiladores de Teto

Algumas dicas para a escolha do ventilador são: verificar a potência do motor, ruído produzido, ao número de pás e também ao material

Compartilhe:
Ventiladores de Teto
Seja como a única forma de ventilação ou como complemento para o ar-condicionado, o ventilador precisa também estar em harmonia com o ambiente. Os aparelhos estão disponíveis no mercado em diferentes modelos, para atender as necessidades individuais e também em espaços coletivos.
Existem três tipos de ventiladores: de teto, de parede e portáteis, que podem ser de mesa ou de piso. A diferença está no alcance e na direção, distribuição do vento. Os equipamentos de teto produzem brisa mais uniforme, gerando uma melhor climatização, enquanto o foco “forte” fica concentrado na região imediatamente abaixo do aparelho.

Fonte: Reprodução

Os modelos de teto alcançam em média entre 15 e 25 metros quadrados de espaço ventilado e devem ser instalados de acordo com a especificação dos fabricantes.

Fonte: Reprodução

O número de pás do aparelho influencia no desempenho, quanto maior o número, maior a capacidade de espalhar o vento. É importante checar o ângulo de inclinação das pás, uma vez que ele determina a quantidade de ar movida, ou seja, de ventilação promovida.
Os modelos nacionais costumam trabalhar com ângulos de cinco ou seis graus. No entanto, quanto maior o ângulo e quanto mais pás, mais forte precisa ser o motor ou mais rápido precisa girar o ventilador, o que significa mais barulho e mais consumo de energia.

Fonte: Reprodução

A velocidade de rotação é um fator importante, tanto pelo ruído quanto pelo conforto. A ventilação pode acontecer para produzir vento frente ou para baixo e também como exaustor, puxando vento para trás ou para cima.

Fonte: Reprodução

Esteticamente falando, escolha o aparelho com o visual mais adequado ao seu decor.
Também optar por equipamentos sem iluminação é uma dica. Quando necessitar da luminária verifique se as peças se encaixam perfeitamente para não haver vibração e consequentemente não incomodar a visão.