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Comportamento nas redes sociais

Por Natasha Bacchi

redes sociais

Quando você abre o facebook a primeira frase que aparece é “No que você está pensando?” , ai vem o impulso, a dúvida, a empolgação e pronto o que está postado várias pessoas já estão vendo, lendo, curtindo, compartilhando.

Mas precisamos ter consciência que este conteúdo postado todos os dias gera nossa reputação, impressão nas pessoas, integração, popularidade, portanto antes de sair por ai postando várias coisas.

No caso das empresas a realidade é a mesma, precisamos pensar no objetivo da empresa, que tipo de linguagem é ideal para o público alvo, trabalhando os conteúdos focados no segmento.

Mas como sempre gosto de deixar dicas, ficam algumas:

  • As pessoas precisam saber o que você faz? A sua profissão? Se sim, além de estar na configuração do seu perfil é importante falar sobre o assunto, dar dicas, postar fotos relacionadas ao seu trabalho ou carreira, afinal as redes sociais são um excelente networking. No caso das empresas saber o foco e a especialidade.
  • Lembre-se de que tudo que você curte, compartilha, comenta aparece para os seus contatos e é como se você estivesse assinando, dando o aval para o assunto. No caso das empresas, não saia curtindo outras páginas que não têm haver com o segmento ou participando de jogo.
  • Se você quer ficar popular na internet, vale o mesmo princípio do marketing pessoal, que estilo deseja que as pessoas percebam? Intelectual, engraçado, faz as pessoas refletirem, polemico, seja qual terá amigos e seguidores que se identificam com o estilo e passam a compartilhar e acompanhar suas postagens. Qual é a imagem que você quer passar?
  • O conteúdo também deve ter personalidade, assegure-se de escrever com um tom humano e transparente, ninguém constrói relacionamento com uma máquina, um conteúdo engessado dificilmente motiva à interação.
  • Se for abordar algum amigo ou falar algo sobre ele, faça-o com bom senso, para não ser mal interpretado.
  • Não fale mal de pessoas ou empresas, pois isso é um ponto extremamente negativo em um processo de seleção e pode pegar mal também dentro do ambiente de trabalho ou com um cliente, chegando a acarretar em uma demissão.
  • Críticas sempre são bem-vindas, desde que sejam construtivas. Evite opiniões radicais e polêmicas. No caso das empresas nem entre neste tipo de assunto a não ser que a página tenha este foco.
  • Caso sinta-se atacado, prejudicado ou provocado, não vale a pena se estressar, você pode usar o recurso de bloquear aquela pessoa indigesta. Porém no caso das empresas é importante trabalhar o conflito e sempre responder, pois os que estão acompanhando o caso estão analisando como a empresa está lidando com a situação.
  • Seja legal e educado, você só tem a ganhar com isso. Quanto mais positiva a sua postagem, maior a sua popularidade.
  • Não escreva nada em letras maiúsculas, pois passa a impressão de que você está gritando.

E lembre-se: por mais que você pense que não é monitorado, isso não é verdade, na internet tudo é rastreado sim, então não abuse e aja com ética e respeito!

Um abraço e até a próxima!

Natasha Bachi

Pós-graduada pela UEL – Universidade Estadual de Londrina em Administração de Marketing. Consultora e instrutora na área de marketing de relacionamento, pessoal, empresarial, vendas e atendimento. Consultora credenciada SEBRAE. Coordenadora de Marketing BPW Londrina. Diretora de Capacitacão Câmara da Mulher Empreendedora de Londrina.

Mande sua dúvida e sugestão de pauta para natasha@alcancemarketing.com.br